A Ansiedade é um estado de humor comum a todos os seres humanos. Isso significa que todos nós experimentamos essa emoção ao longo da vida, no nosso dia a dia. Mas você sabia que há uma ansiedade, considerada patológica, que não é sentida por todos e que provoca sofrimento na vida de quem a sente?
Ansiedade saudável (normal)
É comum experenciarmos a ansiedade normal em diversas situações cotidianas, como quando estamos empolgados para fazer uma viagem ou ir a algum evento, ou quando compramos algo pela internet e precisamos aguardar alguns dias até a encomenda chegar. Também podemos senti-la antes de fazer uma entrevista de emprego ou alguma prova importante. Essa ansiedade pode ser descrita como um nervosismo ou medo temporário, que tem um motivo específico e não atrapalha nossa vida; é um sentimento normal e até mesmo saudável.
Já a ansiedade patológica…
É muitas vezes causada por um medo irreal ou desproporcional à situação em si; ela costuma vir acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, sudorese e náuseas, e provoca sofrimento na vida do indivíduo. Os transtornos de ansiedade englobam tanto a ansiedade generalizada, que corresponde a preocupações frequentes com diversas situações e sintomas físicos, quanto as fobias, transtorno de ansiedade social, transtorno de pânico e outros.
De onde vem a ansiedade patológica?
Normalmente, a ansiedade surge a partir dos pensamentos que temos a respeito das situações, ou seja, as interpretações que fazemos. Esses pensamentos muitas vezes estão distorcidos e desproporcionais, nos fazendo sentir vulneráveis e incapazes de lidar com as situações. Isso, então, provoca a evitação, que é quando deixamos de fazer algo pela preocupação excessiva e o medo de não conseguirmos enfrentar. A evitação pode gerar a curto prazo um alívio dos pensamentos e sintomas ansiosos, mas a longo prazo só faz com que a nossa ansiedade aumente; por isso, a forma ideal de lidar com a ansiedade é enfrentando-a.
Como saber se a sua ansiedade é saudável ou patológica?
Para isso, é importante você tentar avaliar a situação, e observar se essa ansiedade te paralisa ou te motiva. Se ela acontece com uma intensidade muito forte e com frequência, é importante olhar para ela com mais cuidado. Se a sua ansiedade te causa sofrimento, não hesite em procurar um psicólogo, que é o profissional indicado para te ajudar a lidar com ela de forma a te trazer mais qualidade de vida.
E afinal, como se livrar da ansiedade?
Para finalizar, precisamos entender que não há como se livrar da ansiedade. Como dito anteriormente, ela é uma emoção normal, saudável e até mesmo necessária para os seres humanos. No entanto, se a sua ansiedade for patológica, há como tratá-la através da psicoterapia cognitivo-comportamental e, a depender do caso, acompanhamento psiquiátrico. Fazendo o tratamento e controlando as crises de ansiedade, você consegue viver uma vida saudável e funcional, sentindo-se mais seguro e, consequentemente, aumentando seu bem-estar.