O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, que significa, de acordo com a OMS, “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a melhoria de sua comunidade”.
Entre os transtornos mentais, existem aqueles mais graves, como por exemplo a esquizofrenia, e aqueles que podem ser menos graves – dependendo do seu quadro – e que podem ser tidos como mais corriqueiros, como por exemplo a depressão e a ansiedade. Isso significa que muitas pessoas não reconhecem que estão com a saúde mental fragilizada e, por conta disso, não buscam o devido tratamento; subestimando, então, seus sintomas e dizendo e ouvindo frases como: “isso é besteira”.
No entanto, um transtorno só é um transtorno caso haja prejuízo clinicamente significativo, além de alta frequência e intensidade; mas para além dos transtornos, as pessoas podem apresentar traços que dificultam suas vidas, seja no âmbito pessoal, profissional ou mesmo social. Por isso, é importante identificar quando a saúde mental está debilitada, para assim poder tratá-la da melhor maneira possível, evitando assim maiores problemas ou agravamentos.
Por que Janeiro?
O mês de janeiro não foi escolhido ao acaso, mas sim porque janeiro representa o início de um novo ciclo, onde as pessoas costumam traçar novas metas e planos para o ano que se inicia e, portanto, é muito interessante já iniciar o ano dando maior atenção à saúde mental e colocando-a como prioridade; afinal de contas, quando nossa mente não está bem, todas as outras coisas passam a não estar bem também.
Saúde mental: do direito ao luxo
A saúde mental é direito de todo e qualquer cidadão, no entanto, de acordo com os dados obtidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vemos que ela vem sendo negligenciada e que, hoje em dia, ostentá-la chega a ser um luxo, afinal de contas, segundo revisão feita em 2019, quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, sendo 14% adolescentes.
Os transtornos mentais têm diversas causas, como genética e ambiente, mas além disso, podem ser desenvolvidos por conta de outros fatores externos, o que foi o caso da pandemia de Covid-19. Estima-se que, apenas no primeiro ano de pandemia, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25%.
Portanto, é fundamental entender o que é saúde mental, priorizando-a e buscando tratamento quando necessário. Os profissionais da psicologia e da psiquiatria são os especializados em cuidar dessas condições, visando promover bem-estar e qualidade de vida para seus pacientes. Então, se você estiver sentindo que sua saúde mental está precisando de uma atenção maior, não hesite em buscar ajuda.