Janeiro branco: luxo hoje é ostentar saúde mental

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, que significa, de acordo com a OMS, “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a melhoria de sua comunidade”.

Entre os transtornos mentais, existem aqueles mais graves, como por exemplo a esquizofrenia, e aqueles que podem ser menos graves – dependendo do seu quadro – e que podem ser tidos como mais corriqueiros, como por exemplo a depressão e a ansiedade. Isso significa que muitas pessoas não reconhecem que estão com a saúde mental fragilizada e, por conta disso, não buscam o devido tratamento; subestimando, então, seus sintomas e dizendo e ouvindo frases como: “isso é besteira”.

No entanto, um transtorno só é um transtorno caso haja prejuízo clinicamente significativo, além de alta frequência e intensidade; mas para além dos transtornos, as pessoas podem apresentar traços que dificultam suas vidas, seja no âmbito pessoal, profissional ou mesmo social. Por isso, é importante identificar quando a saúde mental está debilitada, para assim poder tratá-la da melhor maneira possível, evitando assim maiores problemas ou agravamentos.

Por que Janeiro?

O mês de janeiro não foi escolhido ao acaso, mas sim porque janeiro representa o início de um novo ciclo, onde as pessoas costumam traçar novas metas e planos para o ano que se inicia e, portanto, é muito interessante já iniciar o ano dando maior atenção à saúde mental e colocando-a como prioridade; afinal de contas, quando nossa mente não está bem, todas as outras coisas passam a não estar bem também.

Saúde mental: do direito ao luxo

A saúde mental é direito de todo e qualquer cidadão, no entanto, de acordo com os dados obtidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vemos que ela vem sendo negligenciada e que, hoje em dia, ostentá-la chega a ser um luxo, afinal de contas, segundo revisão feita em 2019, quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, sendo 14% adolescentes.

Os transtornos mentais têm diversas causas, como genética e ambiente, mas além disso, podem ser desenvolvidos por conta de outros fatores externos, o que foi o caso da pandemia de Covid-19. Estima-se que, apenas no primeiro ano de pandemia, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25%.

Portanto, é fundamental entender o que é saúde mental, priorizando-a e buscando tratamento quando necessário. Os profissionais da psicologia e da psiquiatria são os especializados em cuidar dessas condições, visando promover bem-estar e qualidade de vida para seus pacientes. Então, se você estiver sentindo que sua saúde mental está precisando de uma atenção maior, não hesite em buscar ajuda.

Thaiane Palhares

Thaiane Palhares

Psicóloga

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Certificada em Terapia do Esquema. Escritora e produtora de conteúdo. Coordenadora Editorial do livro “Bem estar mental e emocional na atualidade” e Coautora do livro “O desafio de Educar”. Encontra inspiração através da leitura, motivação através do café, foco e disciplina através da prática do Mindfulness. Você também pode me seguir no instagram @thaianepalhares.psico