Opções de tratamento e terapia disponíveis para aqueles que lutam contra o suicídio

06/11/2023

O suicídio é o ato de tirar a própria vida e é considerado, por muitos, um tabu. Apesar disso, é muito importante falar e conscientizar sobre esse tema, que afeta pessoas de qualquer idade, classe social e origem, envolvendo fatores biológicos, socioculturais e ambientais.

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a causa de mais de 700 mil mortes por ano. No Brasil, os índices de suicídio ficam atrás apenas das mortes por homicídio e acidentes de trânsito; os índices avançam, inclusive, em relação a jovens e a idosos. O suicídio pode ser motivado por inúmeras situações, como por exemplo: dependência química, experiências traumáticas, dificuldade financeira, transtornos mentais como a esquizofrenia e, principalmente, depressão. De qualquer maneira, é um ato complexo, que representa um sofrimento intenso, culminando, assim, na morte.

O suicídio não se resume apenas ao ato em si, mas também envolve a tentativa de suicídio e a ideação suicida, que são os pensamentos de morte e desesperança que acompanham o indivíduo.

Portanto, é preciso estar atento a esses sinais.

Tratamento para pacientes com ideação suicida

O ideal é que um paciente com ideação suicida faça acompanhamento psicológico, de preferência com um profissional da Terapia Cognitivo-Comportamental, que é a abordagem terapêutica que apresenta maior evidência científica para a Depressão e outros transtornos, como a dependência química; além disso, em muitos casos faz-se necessário o acompanhamento psiquiátrico, para que seja feito o tratamento com antidepressivos, que têm por objetivo diminuir os sintomas. É importante salientar que, ao iniciar o tratamento com antidepressivos, é fundamental que haja uma atenção redobrada acerca do paciente suicida. Juntando esses dois tratamentos, é possível devolver a qualidade de vida ao paciente.

Onde encontrar ajuda

Se você estiver passando por um período de desesperança, tenha pensado na própria morte ou tenha tido alguma tentativa de tirar sua vida, procure ajuda. Você pode ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida), buscar um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou um hospital, e procurar por atendimento psicológico e psiquiátrico.

E se você tiver um familiar ou amigo que esteja passando por esse problema, busque ajuda também para enfrentar essa situação, que é difícil não só para a pessoa com ideação suicida, como também para aqueles que estão ao redor.

Thaiane Palhares

Thaiane Palhares

Psicóloga

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Certificada em Terapia do Esquema. Escritora e produtora de conteúdo. Coordenadora Editorial do livro “Bem estar mental e emocional na atualidade” e Coautora do livro “O desafio de Educar”. Encontra inspiração através da leitura, motivação através do café, foco e disciplina através da prática do Mindfulness. Você também pode me seguir no instagram @thaianepalhares.psico