Muitas pessoas acreditam que psicólogos e psiquiatras exercem as mesmas funções no dia a dia em suas rotinas profissionais. No entanto, estas profissões exigem formações distintas.
A Psicologia e a Psiquiatria são ramos de estudo que atuam de forma integrada. Isso explica o motivo de algumas pessoas acharem que as duas áreas são a mesma coisa. Porém, apesar do trabalho conjunto, os processos são diferentes e é isso que vamos explicar neste artigo.
Tanto os psicólogos como os psiquiatras são profissionais da saúde que atuam no tratamento de questões psíquicas e mentais, auxiliando pacientes a lidar com situações diretamente ligadas a transtornos relacionados à saúde mental. De forma resumida, a Psicologia busca compreender a mente e o comportamento humano. Já a Psiquiatria cuida das questões físicas e químicas ligadas ao cérebro.
O Psicólogo Clínico
Apesar das semelhanças entre as profissões, as diferenças entre elas se destacam. Como por exemplo, o tempo de duração de ambas as graduações. Um psicólogo leva cerca de cinco anos para concluir o curso. Se esse profissional optar pela área clínica, ou seja, atender pacientes em consultório, outras recomendações são necessárias como ter seus casos supervisionados por profissionais experientes, fazer psicoterapia de apoio para lidar com suas questões pessoais, pautar o seu atendimento em alguma vertente teórica, além da necessidade de cursos de especialização e atualizações.
O Psiquiatra
Já o psiquiatra precisa cursar Medicina e fazer uma especialização ou residência médica na área de psiquiatria para obter esse título, o que pode levar cerca de nove anos. Além disso, por possuir formação médica, este profissional é autorizado a prescrever o uso de medicamentos aos pacientes, quando necessário.
O Tratamento com o Psiquiatra
Quando o paciente apresenta sintomas graves em seu quadro clínico que o incapacitam e geram prejuízos, no trabalho, nos estudos, em seus laços sociais e outras funções que exerce em sua rotina diária, o psiquiatra buscará por meio de medicamentos, aliviar os sintomas relatados por seus pacientes. Este profissional usa como base para o diagnóstico, o DSM (manual de transtornos mentais). Também solicita a realização de exames complementares (laboratoriais e de imagens), para auxiliar no diagnóstico. Além disso, o psiquiatra atua na prevenção, tratamento e reabilitação do paciente que sofre com alguma doença psíquico e mental.
O Tratamento com o Psicólogo
É comum a associação da psicoterapia individual ao tratamento medicamentoso. Isso, porque a medicação age de forma orgânica e não atuará na forma como o indivíduo pensa, sente, age e percebe o mundo à sua volta. Sem dúvidas, a medicação gerará bons resultados, ajudando o paciente a retomar à vida de antes. Porém, a psicoterapia vai auxiliar o paciente a entender o que motivou o aparecimento dos sintomas, auxiliando no manejo e no enfrentamento de suas questões pessoais. A psicoterapia vai causar inferências na percepção do paciente ajudando-o a se relacionar melhor consigo, com os outros e com o mundo, de forma mais saudável.
Agora você já sabe a diferença entre essas duas especialidades.