Inteligência emocional: o que é e como desenvolver

20/03/2023

A inteligência emocional é a habilidade de compreender, gerenciar e expressar as emoções de forma efetiva e construtiva.

Ela nos permite navegar pelas complexidades das relações humanas, regular nossas próprias emoções e responder às emoções dos outros com empatia e compaixão. Desenvolver a inteligência emocional pode melhorar nossa capacidade de lidar com o estresse, tomar decisões melhores e ter relacionamentos mais fortes.

Neste artigo você vai conhecer os pilares necessários para desenvolver e praticar a inteligência emocional.

O primeiro pilar para desenvolver a inteligência emocional é aumentar a autoconsciência. Isso significa prestar atenção aos nossos próprios sentimentos e como eles experimentaram nosso comportamento. Comece observando como você se sente em diferentes situações e tente identificar padrões em seus pensamentos e emoções. A meditação e outras práticas de atenção plena podem ajudar a aumentar a autoconsciência.

O segundo pilar é o desenvolvimento da autogestão. Isso envolve a capacidade de regular nossas próprias emoções e comportamentos, mesmo quando estamos sob pressão. Fazer um bom controle das emoções garante o sucesso profissional e pessoal uma vez que você pode se manter produtivo e concentrado mesmo se sentindo triste ou com raiva. Existem diferentes formas de regular emoções e uma maneira de fazer isso é identificando gatilhos emocionais e encontrando maneiras de lidar com eles de forma saudável. Isso pode incluir técnicas de treino profundo, exercício físico, conversar com um amigo de confiança ou com um psicoterapeuta.

O terceiro pilar é o desenvolvimento da empatia. Isso envolve a capacidade de entender as emoções dos outros e responder de forma gentil. Tente colocar-se no lugar de outra pessoa e ver as coisas do ponto de vista delas. A prática da empatia pode ajudar a melhorar as relações interpessoais e a comunicação.

O quarto pilar é a habilidade de se relacionar efetivamente. Isso envolve a capacidade de comunicar suas emoções de forma clara e ouvir os outros de forma atenta. A comunicação assertiva é uma habilidade importante aqui, pois permite que você expresse suas necessidades e limites de forma clara e respeitosa.

Desenvolver inteligência emocional é um processo contínuo que exige esforço e prática. No entanto, os benefícios a longo prazo de um maior autoconhecimento, autogestão, empatia e habilidades sociais são inegáveis. Com esforço e prática, podemos desenvolver inteligência emocional, melhorar nossas vidas, relacionamentos e obter sucesso pessoal e profissional.

Thaiane Palhares

Thaiane Palhares

Psicóloga

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Certificada em Terapia do Esquema. Escritora e produtora de conteúdo. Coordenadora Editorial do livro “Bem estar mental e emocional na atualidade” e Coautora do livro “O desafio de Educar”. Encontra inspiração através da leitura, motivação através do café, foco e disciplina através da prática do Mindfulness. Você também pode me seguir no instagram @thaianepalhares.psico